América do Sul

ARGENTINA



BARILOCHE
Situada no maior e mais antigo parque da América do Sul, o Nahuel Huapi, San Carlos de Bariloche é um sucesso! Entre montanhas de cume sempre gelado e lagos de água transparente, tem mais de 200 restaurantes. No inverno, principalmente, os brasileiros inundam suas ruas, atrás de chocolates, fondues e esportes de neve.

IMPERDÍVEL
Centro Cívico - é um dos lugares mais bonitos do centro. Monumento Histórico Nacional, seus edifícios em estilo medieval estão localizados em torno de uma pequena praça. Inaugurado em 1934,ali se encontram: a Prefeitura, a Secretaria Municipal de Turismo, Polícia Local, Museu da Patagônia e Biblioteca Sarmiento.
Museu de La Patagônia - localizado no Centro Cívico, apresenta salas de Ciência Natural, Etnografia, Pré-história, História Regional e local. Bem interessante, mostra a história de Bariloche, artigos indígenas, com importante acervo e interessntes exposições temporárias.
Teleférico Cerro Otto - a apenas 5 km do centro cívico da cidade de Bariloche, sobre uma bela estrada pavimentada cercada por densos bosques de pinheiros, se ergue o complexo Teleférico Cerro Otto.  Localizado em um bonito parque de 25.000 m², onde gôndolas panorâmicas, totalmente fechadas mostram a magnífica paisagem protegidos da chuva, vento ou neve.



BUENOS  AIRES
Buenos Aires é uma cidade fascinante e amigável com os turistas. As atividades culturais, restaurantes, museus, passeios, compras, vida noturna e muito mais para descobrir em Buenos Aires. A população de Buenos Aires é de cerca de 3 milhões de pessoas.

IMPERDÍVEL 
Café Tortoni - o mais tradicional café de Buenos Aires. Oferece espetáculo de jazz e tango nas sextas, sábados e domingos à partir das 21:00hrs (Av. de Mayo).
Bairro Recoleta – lembra parte de Paris, por causa do estilo europeu. É elegante, tem inúmeros cafés com mesas na calçada, antiquários e muito agito jovem. Visita ao Cemitério Recoleta é passeio diferente, o túmulo de Evita Perón, dentre outros está nele.
Porto Madero – são armazéns antigos transformados em  mais de 1km de restaurantes. Grande centro comercial também.



MAR DEL PLATA
O vento chega do mar, bate no Cabo Corrientes e segue, sem barreiras, pampa afora. Lanchas de pesca saem com as primeiras luzes do amanhecer. A poucos quilômetros, um gaúcho a cavalo atravessa o campo ainda coberto por farrapos de névoa que o sol começa a desfiar. Os cheiros de terra úmida e do sal do mar se misturam. Mar del Plata palpita na linha curva que marca o encontro de duas planícies infinitas: a do Atlântico Sul e a dos Pampas, que se estendem sem barreiras até a base dos Andes.

IMPERDÍVEL
Praça Principal - que fica na beira da Praia dos Pescadores, chama-se Colón, assim como uma das principais avenidas de Mar del Plata.
Museo Municipal de Arte Juan Carios Castagnino -  Casa de veraneio construída em 1909 por uma família bastante rica e tradicional que passava seus verões na cidade. Mantém a decoração original, num belo resgate dos costumes da época.
Mirador da Torre Tanque - Com quase 80m de altura, proporciona uma vista panorâmica de Mar del Plata e arredores. Interessante, mas é preciso telefonar avisando antes de ir.



MENDOZA
Mendoza respira vinho. Está na região produtora mais importante da América do Sul de suas mais de 1,2 mil bodegas saem 11 milhões de hectolitros, o que corresponde a quase 70% do total produzido na Argentina. Em qualquer esquina você depara com bares de vinhos, lojas, adegas e vinícolas. A cidade reúne características geográficas privilegiadas. Está no deserto (em alguns trechos, o índice pluviométrico é quase tão baixo quanto no Saara).

IMPERDÍVEL
La Agrícola / Família Zuccardi - Serve um belo almoço debaixo de parreiras, de frente para os vinhedos.
La Rural Além da vinícola, funciona um museu do vinho que conta a história da produção da bebida desde o tempo de colônia. 
Parque General San Martín - Com 50 mil árvores e 750 espécies de plantas, abriga um zoológico sem jaulas e o Cerro La Gloria, o principal mirante da cidade. 



USHUAIA
Conhecida como La ciudad más austral del mundo (A cidade mais austral do mundo...... austral = extremo sul) ou La ciudad del Fin del Mundo (A cidade do Fim do Mundo). De fato, apenas a muito pequena localidade chilena de Puerto Williams está mais a sul.  A cidade foi fundada em 12 de outubro de 1884, sobre as costas do Canal de Beagle, e é rodeada pelos montes Martial e Olivia, da cordilheira dos Andes, e pelos férteis e belos vales glaciais.

IMPERDÍVEL
Parque Nacional da Terra do Fogo - é o mais austral do continente, com 63 mil hectares. Ocupa 6 km do Canal de Beagle e faz divisa com o Chile. O parque tem admiráveis vistas de lagos, florestas e turfeiras para todos os amantes da natureza.
Lago Yehuin - está a 160 km ao norte de Ushuaia, em um local privilegiado para se praticar pesca esportiva, trekking, navegação, cavalgadas e mountain bike.
Valle Tierra Mayor - está localizado a 22 km de Ushuaia, é o centro de esqui mais completo da região, sendo pioneiro na prática e aluguel de wind-ski. Também é possível realizar caminhadas.



GERAL DA ARGENTINA
Língua oficial: espanhol
Moeda: peso argentino
Visto: não é necessário
DDI: 54
Embaixada do Brasil em Buenos Aires: Calle Cerrito, 1350; (54-11) 4515-2400 
Fuso horário local: igual ao de Brasília
Para ligar a cobrar para o Brasil: 0800 999 5503 (Embratel), 0800 999 5500 (Telefônica, serviço válido apenas para São Paulo) e 0800 555 5500 (Telecom)

Quer mais dicas? Onde comer, onde comprar e outros segredinhos? Acompanhe nosso blog que te contamos. Se preferir, entre em contato com a Renata Calil Viagens!

CHILE




PUCON
Que tal esquiar na encosta de um vulcão? Assim é o centro de ski de Pucon. Único pela sua privilegiada paisagem às margens do Lago Villarrica e pela figura imponente do vulcão de mesmo nome.Em Pucon, pode-se esquiar em excelentes pistas, ou, aproveitando as características topográficas do vulcão, praticar o snowboard em seus "halfpipes" (canaletas na montanha próprias para esta prática).



SANTIAGO
Injustamente relegada a segundo plano, Santiago hoje é apenas a escala de uma viagem à Patagônia, ao Atacama, aos Lagos Andinos ou a alguma estação de esqui. Pena.... Quem não caminha pela capital do Chile deixa de curtir a atual prosperidade econômica, as ruas limpas e seguras, as construções com ar europeu de alguns bairros e a modernidade dos prédios de aço escovado e vidro fumê. O principal: perde um pouco de sua história e suas tradições. 

IMPERDÍVEL
Cerro San Cristóbal - daqui sai o antigo funicular, um bondinho como o do Cristo Redentor, e lá em cima se pega o teleférico. O topo proporciona uma excelente vista da cidade quando não há contaminação ambiental, ou seja, neblina grossa.
Jardim Japonês - tem uma vista impagável da cidade, flanqueada pela imponência dos Andes.
Museo de Arte Precolombiano – é pequeno, mas vale a visita pelas interessantes peças arqueológicas que mostram a riqueza artística dos ancestrais.



Quer mais dicas? Onde comer, onde comprar e outros segredinhos? Acompanhe nosso blog que te contamos. Se preferir, entre em contato com a Renata Calil Viagens!

COLÔMBIA




CARTAGENA
Riqueza histórica e arquitetônica, ilhas banhadas pelo mar do Caribe... Livre-se de preconceitos e renda-se aos encantos da cidade que é Patrimônio da Humanidade. São 21 horas de uma noite quente em Cartagena, cidade no litoral norte da Colômbia. Charmosos coches (charretes) – comandados por cocheiros muitas vezes vestidos como nos tempos antigos – transitam no centro histórico, sem nenhuma pressa, com turistas a bordo.



Quer mais dicas? Onde comer, onde comprar e outros segredinhos? Acompanhe nosso blog que te contamos. Se preferir, entre em contato com a Renata Calil Viagens!

PERU



CUZCO
As primeiras horas em Cusco são de adaptação física: a 3 400 metros de altitude, a rarefação do oxigênio deixa a gente meio esquisito. Mas isso se cura com um chazinho de coca. A célebre cidade peruana, porta de entrada para o Vale Sagrado e Machu Picchu, tem outras maneiras de tirar nosso fôlego. Cusco é como uma lasanha que caiu do prato e se desmontou, misturando as diferentes camadas e seus recheios.

IMPERDÍVEL
Catedral - Além da igreja principal (1550), o complexo conta com as capelas do Triunfo e da Sagrada Família e abriga um dos mais importantes acervos da arte cusquenha. O sincretismo das tradições indígenas com as cristãs aparece em pinturas da escola de Cusco (séculos 16 e 17), nos altares de madeira entalhada e nos bancos com a figura de Pachamama, divindade que na simbologia inca representa a Terra.
Iglesia de la Compañia - Construída sobre um palácio, a igreja dos jesuítas teve sua pedra angular assentada em 1576. Num anexo funciona o Museu de História Natural (9h/12h e 15h/18h), com mostras sobre os animais e a geologia da região.
Museo Inca - Instalado no Palácio do Almirante, uma construção do século 17. Tem cerâmicas, ferramentas do período pré-inca, urnas funerárias, mobiliário e instrutivos dioramas mostrando cenas do dia-a-dia dos incas e dos povos campesinos.



LIMA
Lima é a capital do Peru, sendo uma magnifica e interessante cidade. O seu nome vem da palavra Rimac, um rio que atravessa a cidade. A cidade foi fundada em 1535 pelo o colonizador espanhol Francisco Pizarro, sendo também conhecida pela cidade dos reis devido a data da sua fundaçao ser a 6 de Janeiro. Foi a ciadade principal das colonias espanholas situadas nesta parte do continente, importância esta que durou até à fragmentação dos domínios espanhóis da América Meridional. Ainda que fastidiada repetidamente por terramotos, conserva diversos vestígios da grandeza e esplendor que alcançou no passado: Igrejas e edifícios da época da colonização, entre os mesmos, a catedral concluída em 1625, destruída por um terramoto e reconstruída posteriormente.

IMPERDÍVEL
Miraflores – orla verde, linda com muitos parques, rampas de skate, crianças, jovens e adultos se divertem com
Huaca Pucllana – sítio arqueológico datado de 500 d.C., onde paredes de um barro aparentemente frágil mostram a tecnologia milenar para absorver o impacto dos tremores de terra. Os tijolos de adobe são dispostos como livros em uma prateleira muito longa e comprida.
Convento de San Francisco – onde se pode admirar uma coleção de telas do século 17, incluíndo uma versão da Última Ceia em que Cristo e os apóstolos aparecem à mesa (com um ají aqui e ali) entre crianças, cachorros e até um Judas bebado. Famosa por suas catacumbas.



MACHU PICCHU
A atração mais espetacular do Peru foi revelada ao mundo apenas em 1911, quando um menino do Vale do Rio Urubamba levou o historiador americano Hingham Bingham até as ruínas na época, não muito mais do que algumas pedras cobertas de mato e cipoal. Foram necessárias várias expedições para, enfim, revelar o grande tesouro: uma cidade inca com cerca de 600 anos, completa, inteira, com seus templos, moradias, praças e terraços de cultivo em magnífica conservação. Mais ainda, o achado ensinou bastante a respeito dos conhecimentos da cultura inca, que iam da astronomia à engenharia as lavouras, por exemplo, dispunham de sofisticado sistema de irrigação.Descobrir Machu Picchu hoje não é uma experiência tão solitária e selvagem, muitas pessoas visitam todos os dias. Mas,continua sendo uma aventura emocionante.

IMPERDÍVEL
Huayna Picchu - É o portentoso monólito que se ergue 300 metros acima de Machu Picchu num arremesso vertical vertiginoso. E dá para subir lá! Aliás, é no caminho, de uma hora e meia, que se tem a melhor visão da Cidade Sagrada. Alguns trechos são acidentados. O acesso até o início da trilha fica à esquerda da Pedra Sagrada. No cume, ruínas incas. E a visão definitiva do vale, úmido, misterioso, acolchoado de nuvens.
Intihuatana - Os incas usavam esta pedra estranhamente recortada com um pequeno obelisco para observar as variações da luz do sol ao longo do ano. Sua posição, no alto, confronta todas as montanhas que circundam Machu Picchu.
Mausoleo Real - Pedras esculpidas formam um nicho que se deduz ser uma tumba. Conforme a hora do dia, o local ganha luzes incríveis.



Quer mais dicas? Onde comer, onde comprar e outros segredinhos? Acompanhe nosso blog que te contamos. Se preferir, entre em contato com a Renata Calil Viagens!

URUGUAI




MONTEVIDÉU
Oficialmente o Oceano Atlântico só começa em Punta del Este, mas o rio da Prata está tão presente em Montevidéu que todos se referem a ele como ‘mar’. O Prata contorna a península onde está o centro histórico e então desenha uma orla de balneário para os bairros residenciais. A arquitetura conta a história da expansão da cidade, dos prédios clássicos da cidade velha à elegância anos 60 dos bairros da orla. É a maior metrópole do mundo gaucho – um lugar onde ninguém vive sem carne, mate e dulce de leche.

IMPERDÍVEL
Plaza Constitución - onde está a Catedral Metropolitana de Montevidéu.
Museo Histórico Nacional - 
Museo de Arte Precolombino e Indigena (MAPI)



PUNTA DEL ESTE
Até 1940, Punta, a 140 quilômetros da capital Montevidéu, era um simples povoado de pescadores. Hoje, a população perto de dez mil habitantes, vive do turismo, principal atividade econômica. O ar é fresco e perfumado por coníferas, pinheiros e flores. O vento sopra por quase todo o dia, refrescando. O sol é quente, na medida exata. Os dias estivais são longos, com quase 15 horas de luz. O povo é simpático e educadíssimo. Quem visita Punta del Este pela primeira vez descobre que o lugar é uma caixinha de surpresas. Este balneário do extremo sul do Uruguai, que fica na penínsu la onde o Oceano Atlântico encontra o Rio da Prata, reune uma diversidade de paisagens e atrações capaz de encan tar todo tipo de visitante. Para começar, a cidade conta com badaladas praias, freqüentadas, no verão, por muita gente jovem e bonita. A poucos quilômetros do litoral, no campo, há opções de lazer rural em "chacras marítimas", clubes de golfe, rugbi e pólo.

IMPERDÍVEL
Casapueblo - Criada e modelada pelas próprias mãos do artista plástico uruguaio Carlos Páez Vilaró, 77 anos, a "escultura habitável", em Punta Ballena, a 15 minutos de Punta del Este, é uma visita imperdível. Reserve uma tarde inteira para conhecer sua história e apreciar essa obra-prima única, que não tem ângulos retos e contraria os conceitos arquitetônicos convencionais.
Cassinos - Reduto de personalidades famosas, principalmente brasileiros e argentinos, a cidade também é o paraíso do jogo. Entre os três cassinos - um no Hotel San Rafael e outro, o Nogaró, na Avenida Gorlero - o mais grandioso é o que fica no seis-estrelas Conrad Resort.
Museo do Século 20 - instalado em uma fazenda de 150 hectares (a 30 km do centro, em Laguna del Sauce) foi criado pelo uruguaio Alberto Eisner Llovet, um colecionador de "tudo em que o homem conseguiu mostrar capacidade de inteligência e construção", de acordo com sua própria definição. O museu, instalado em uma construção restaurada, mantém a arquitetura original como as portas e janelas. 





Quer mais dicas? Onde comer, onde comprar e outros segredinhos? Acompanhe nosso blog que te contamos. Se preferir, entre em contato com a Renata Calil Viagens!

Nenhum comentário:

Postar um comentário