Europa

ALEMANHA


BERLIM
Com a queda do Muro o Mauer , em 1989, e a reunificação das Alemanhas Ocidental e Oriental, a metrópole reassumiu o papel de capital do país e vive em permanente revitalização. Modernas estações ferroviárias, museus, praças majestosas e prédios de arquitetura arrojada mudaram a cidade. Mas a parte tradicional de Berlim continua sendo uma de suas maiores atrações.

IMPERDÍVEL
Ägyptisches Museum - rivaliza com o Louvre e o British Museum em quantidade de peças e múmias do antigo Egito. Entre outras atrações, exibe o busto de Nefertite.
Estádio Olímpico - palco da final da Copa do Mundo de 2006, foi construído a mando de Hitler para os Jogos Olímpicos de 1936 e passou recentemente por uma reforma de 242 milhões, ganhando um belo teto e telões. Fernsehturm - orgulho da antiga Berlim Oriental, a Torre de TV permite ao visitante ter uma visão completa da cidade, a 365 metros de altura. O observatório tem ainda um restaurante.
Memorial aos Judeus Mortos na Europa - polêmico monumento lembrando os milhões de judeus mortos nas mãos do nazistas, foi inaugurado em 2005. É composto por centenas de blocos de concreto de vários tamanhos, como se fossem lápides.

FRANKFURT
O maior centro financeiro da Europa continental. O aeroporto mais movimentado da Alemanha. A cidade das megafeiras de negócios. Para uma metrópole dona de tantos superlativos, Frankfurt é surpreendentemente pequena. E bem mais simpática do que sua fama de centro de negócios leva a crer.

IMPERDÍVEL
Apfelweinstuben - esta região de merece uma visita. Aqui você encontra as tradicionais tavernas de Apfelwein, vinho de maçã típico da região, além de muitos cafés, bistrôs e lojas com produtos para turistas.
Igreja Dom St. Bartolomaus – igreja gótica construída no século 15, fica em Altsadt.
Juedisches Museum - tem um enorme acervo sobre a vida dos judeus na cidade desde a Idade Média e sobre a perseguição nazista. O ingresso também dá direito ao anexo Museum Judengasser. Atrás do edifício está o cemitério judeu, com um memorial a todos os mortos no Holocausto.

HAMBURGO
Muitos a chamam de Veneza Germânica. E o número de pontes justifica o apelido: são nada menos do que 2.460. Além dessas passarelas suspensas, Hamburgo coleciona os títulos de maior porto do país e cidade mais verde de toda a Alemanha, com belíssimos parques, jardins impecavelmente cuidados e imensas áreas arborizadas, repletas de flores, reverenciadas por paisagistas.

KIEL
Nesta cidade, de forte vocação marítima, você não pode se perder: todas as ruas convergem em direção ao centro rico em arte e história.

IMPERDÍVEL
Laboe Naval Memorial – monumento em homenagem aos mortos nas guerras.
Kiel Bothanics Gardens – jardins lindos com grande variedade de espécies.
Aquarium Kiel – faz parte do complexo de museus sobre o mar. Mais de 300 anos de ciência, arte da antiguidade para o conhecimento, presente de especialistas e famílias ao toque e experiência - todos os museus oferecem aos curiosos sobre o mar.

GERAL DA ALEMANHA
DDI: 49
Língua oficial: alemão
Moeda: euro
Visto: não é necessário para permanência de até três meses
Embaixada do Brasil em Berlim: Wallstrasse, 57, 10179, 30/7262-8200
Hora local: + 4h
Melhor época: em janeiro e fevereiro, os dias são curtos e as temperaturas, baixas. Só é bom para esquiar. A partir de março, o tempo melhora e acontecem shows, atividades ao ar livre e festivais de música e cinema. Em junho, começa a alta temporada e os preços sobem. A partir de outubro, no fim do outono, ainda dá para viajar. Munique sedia a Oktoberfest, e acontecem feiras de Natal por todo país
Chamadas a cobrar: 0800 080 0055 (Embratel) e 0800 101 5707 (Telefônica, serviço válido apenas para São Paulo)

Quer mais dicas? Onde comer, onde comprar e outros segredinhos? Acompanhe nosso blog que te contamos. Se preferir, entre em contato com a Renata Calil Viagens!

BÉLGICA



BRUXELAS

IMPERDÍVEL
Grand Place - é a principal praça e considerada a mais bonita do mundo. Com prédios do século XII com estilo Gótico foi inscrita em 1998 na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO. Viva este momento e aproveite o que lugar tem de especial!
Galerie St. Hubert - esta linda galeria construída em 1847 é uma atração obrigatória de Bruxelas. Com seus cafés, lojas de chocolate e até cinema a galeria é um marco no centro de Bruxelas. Aberta de segunda a sábado das 10h às 18h - Rue rue des Bouchers ou Carrefour de l'Europe
Cervejaria Cantillon - um dos lugares que deve ser visitado em Bruxelas. Trata-se de uma pequena cervejaria próxima da "Gare du Midi" ou seja, estação sul.

Quer mais dicas? Onde comer, onde comprar e outros segredinhos? Acompanhe nosso blog que te contamos. Se preferir, entre em contato com a Renata Calil Viagens!

DINAMARCA



COPENHAGEN

Plana, muito verde e formada por 450 ilhas, a Dinamarca é o palco dos contos de fada de Hans Christian Andersen. Considerada a porta de entrada da Escandinávia, é um país híbrido de europeu continental e escandinavo. Seus habitantes são tão animados e liberais que são conhecidos como os "italianos da Escandinávia". 

IMPERDÍVEL
Praça Rädhuspladsen- ela é o coração da cidade, onde está a prefeitura e costuma servir de ponto de encontro para manifestações populares,  eventos políticos, etc., tem alguns monumentos. O melhor programa desta praça é visitar o prédio da prefeitura e subir sua torre de 106 metros, de onde se tem a melhor vista da cidade. 
Stroget - um endereço que merece ser destacado, nesta área está a principal região comercial da cidade, sendo formada por um conjunto de ruas exclusivas para pedestres. Toda região é pontilhada por prédios históricos, fontes, monumentos, lojas comerciais, de departamento, escritórios, restaurantes, bares, etc. 
Rundetårn – fica em Stroget esta torre construída em 1642, com 35 metros de altura. Sua finalidade na época era servir como observatório, e ainda hoje, sua rampa em espiral é talvez a maior do gênero em todo mundo. Fica aberta à visitação em horário comercial e de seu topo se tem uma excelente vista panorâmica do centro. 

Quer mais dicas? Onde comer, onde comprar e outros segredinhos? Acompanhe nosso blog que te contamos. Se preferir, entre em contato com a Renata Calil Viagens!

ESPANHA



BARCELONA

A Barcelona que agora podemos ver e da qual podemos desfrutar é uma nova Barcelona, mediterrânea segundo sua tradição, que vive de frente pro mar e é totalmente aberta a outras culturas e povos, que dá e recebe, que se faz rica e enriquece. Não perdeu os vínculos com sua história, na qual muitos séculos de diversidades culturais formaram a base firme para que as inovações da modernidade dessem luz a uma cidade única e com personalidade própria. 

IMPERDÍVEL
Bairro Gótico - está constituído pela la Praça de Sant Jaume, cuja origem data da dominação romana na Espanha. Foi fórum romano e, nela se cruzavam as duas principais vias: "Cardus" e "Decumanus". Aqui podem ser contemplados restos da muralha de defesa daquela época. 
Ramblas - está situada entre a Praça Catalúnia e o porto. É o melhor local para conhecer a essência de Barcelona. Nela encontramos um espectáculo multicolorido: gente passeando, de todas as idades e condições socialis, numerosos lojas de flores, frutas, a fonteu de Canaletes (de onde é necessário beber para se converter em un verdadeiro barcelonense) , teatros ambulantes, galerias comerciais, cafeterias, terraças e teatros 
Porto - tradicional e moderno, o porto de Barcelona onde se encontra a grande torre de Cristovão Colombo, onde se pode subir a um mirante, para contemplar uma preciosa visão panorâmica da cidade. 

GRANADA

Se você quer entender o encanto de Granada, a lenda de Boabdil diz tudo. Boabdil foi o último rei muçulmano de Granada e a cidade era a última fortaleza moura de toda a península Ibérica. A cidade está situada ao pé da Sierra Nevada, só a 45 minutos da Costa Tropical e repleta de bares, restaurantes e discotecas. Granada foi o último baluarte da Espanha muçulmana, conhecida como "Al-Andalus." É a jóia muçulmana da Espanha.

IMPERDÍVEL
La Alhambra - considerada uma das maravilhas do mundo moderno, a Alhambra é uma espetacular fortaleza-palácio muçulmano que nos faz recordar a história árabe da cidade. 
Mirador de San Nicolás  - pegue sua câmera e dirija-se ao Mirador de San Nicolás para tirar fotos impressionantes. Este miradouro, que leva o nome da igreja construída ao lado, é o melhor lugar para se apreciar as vistas da Alhambra e da Sierra Nevada ao fundo. Está localizado no alto do bairro Albaicín. 
A catedral - a parte católica da história de Granada está representada pela bela catedral em estilo renascentista. Ao lado da catedral, na capela real, estão enterrados os restos mortais de Fernando e Isabel, os "Reyes Católicos" famosos por financiarem a viagem de Colombo ao novo mundo. 

MADRI

A capital da Espanha disputa palmo a palmo com Barcelona, sua mais notável rival neste e em outros itens, o título de cidade com a melhor vida noturna do país. Mas, ajudada pela História e pelo hábito dos turistas, Madri leva de início uma vantagem sobre a concorrência: por mais que Barcelona se esforce, o aeroporto madrilenho ainda é a porta de entrada mais utilizada por quem visita a Espanha. 

IMPERDÍVEL
Palácio Real e seus maravilhosos jardins -  lindo e enorme! Salas lindas, como o Salon del Trono e a La Real Capilla.
Plaza Cybelles - uma das praças mais importantes de Madri. Um dos símbolos da cidade, é onde fica o impressionante prédio do Correio, o Palácio das Comunicações (cruzamento entre o lindo Paseo Del Prado e a Calle de Alcalá).
Plaza de Espanha - monumento a Cervantes.

MAIORCA

Diz-se por aí que nos dias que correm que tudo já foi inventado, nada mais surpreende. Se isso for verdade, Maiorca é uma excepção à regra. Tanto pelo que lá se encontra de novo – pequenos e luxuosos hotéis, rurais ou urbanos, onde apetece viver o ano inteiro – como pelo que se encontra de antigo: olivais milenares legados pelos árabes, aldeias pitorescas e uma tranquilidade preciosa nos dias que correm. Em suma: um segredo bem guardado por quem a frequenta desde há um par de anos – artistas e o jet-set internacional –, e deixou que o mundo acreditasse apenas na existência da sua costa apinhada.

IMPERDÍVEL
Caminhada na Sierra de la Tramontana
Fazer o percurso entre Palma e Soller em bicicleta
Mergulhar em Maiorca


MARBELLA

Devido à sua posição geográfica e a cordilheira que a rodeia, Marbella goza de um clima único. A temperatura é amena o ano todo - não há invernos rigorosos nem verões sufocantes. É possível ir a praia praticamente todos os dias entre maio e setembro!

IMPERDÍVEL
Centro histórico e Plaza de los Naranjos - o centro histórico de Marbella, ou "casco antiguo", é caracterizado por ruas com casas brancas, igrejas e praças, e um número cada vez maior de lojas. O seu núcleo, a "Plaza de los Naranjos", possui estruturas que datam do século 16 como a prefeitura e uma linda capela. 
Praias - areias douradas, mar azul e o calor do sol... a vida não poderia ser melhor. A costa de Marbella possui 26 km e as montanhas da Sierra Blanca bloqueiam os ventos fortes, fazendo com que Marbella tenha algumas das melhores praias da Espanha.
Museu do bonsai - um dos lugares mais peculiares de Marbella, o Museu del Bonsai vale a pena ser visitado. Este museu possui uma das maiores coleções de bonsais da Europa e a entrada é gratuita. 

SANTIAGO DE COMPOSTELA

No território que atualmente ocupa a catedral existia um povoado romano, entre a segunda metade do século I e o século V. O povoado desapareceu mas permaneceu uma necrópole que esteve em uso, provavelmente, até o século VII. O nascimento de Santiago, como se conhece agora, está ligada à descoberta (presumível) dos restos do Apóstolo Santiago entre 820 e 835, à elevação do nível religioso dos restos, à Universidade e, mais recente, à capitalidade da Galiza. A descoberta fez com que Afonso II das Astúrias, necessitado de coesão interna e apoio externo para o seu reino, criasse um novo destino de uma peregrinação. Anuciou esta novidade tanto no interior do seu reino como no exterior, num momento em que a importância de Roma decaíra e Jerusalém não era acessível por estar em poder dos muçulmanos. Pouco a pouco a cidade foi desenvolvendo, primeiro estabeleceu-se uma comunidade eclesiástica permanente para cuidar dos restos mortais formada pelo bispo de Iria e os monges de San Paio de Antealtares. 

IMPERDÍVEL
Catedral de Santiago – simplesmente maravilhosa!!!! Não deixe de assistir à uma missa rezada em latin que acontece diariamente. O cerimonial do bota fumeiro é emocionante demais, a igreja fica lotada com pessoas do mundo inteiro.
Parador dos Reis Católicos – antigo edifício que passou por diversas ocupações como hospital e centro de peregrinos e hoje é Parador Nacional
Porta do Caminho - entrada da época medieval. 

SEVILHA

A cidade espanhola de Sevilha recebe cinco estrelas na pontuação do Guia As Melhores Cidades da Europa. O centro histórico de Sevilha é dominado por dois símbolos de poder e riqueza, o Real Alcázar e a Catedral, com sua emblemática Giralda – a torre de tijolos ricamente trabalhada. Perto daqui, a herança mourisca e judia de Sevilha se mantém ardilosamente viva nas ruas estreitas do Barrio Santa Cruz, a leste da catedral, onde se concentram os mais finos bares de tapas. 

IMPERDÍVEL
Plaza de España - impressionante projeto arquitetônico construído para a Exposição Ibero-Americana de 1929. A praça é linda, mas me pareceu um pouco fake, porque à primeira vista dá a impressão de ter sido construída muito antes de 1929. Hoje
Catedral e La Giralda - no início do século 15, 150 anos após Sevilha ter sido tomada pelos cristãos, construiu-se uma catedral no lugar da antiga mesquita. O resultado foi Santa María de la Sede, um edifício gótico impressionante, repleto de tesouros artísticos em suas 50 capelas e com uma imensa estrutura central de cinco naves. 
Real Alcázar - o atual Alcázar deve a sua aparência mourisca (arcos em ferradura, estuque, caligrafia arábica e tetos em caixotão) não aos governantes mouros (pouca coisa restou desse período), mas aos reis castelhanos Afonso X e seu filho Pedro I. Além de palácio suntuoso e residência para os convidados da realeza espanhola, o Alcázar era uma fortaleza considerável, como se pode ver pelas paredes grossas quando se atravessa a vermelha Puerta del León. 

TOLEDO

Toledo tem muita coisa para mostrar ao visitante. Merece carinho e um bom guia na mão, para que os detalhes não sejam perdidos. Os moradores têm a história de cada local na ponta da língua. A história dos monumentos e dos prédios é contada com tamanha emoção que a impressão que se passa para o visitantes é que estão falando sobre o assunto pela primeira vez. 

IMPERDÍVEL
Catedral Primaz de Toledo - de 1226, a primeira construída na Espanha e uma das maiores do mundo cristão. Ela reune diversos estilos, coloridos vitrais e um acervo de obras de arte e de jóias incomparável. Ali também há, na sacristia, um pequeno museu, onde estão obras de El Greco e Goya, entre outros
Sinagogas de Santa Maria la Blanca e a del Transito - obras dos judeus da Península Ibérica, expulsos no final do século 15, durante a Inquisição. São dois conjuntos importantes e bem conservados da Idade Média. 
Alcazar – é o prédio mais impressionante de Toledo e domina toda a paisagem no alto da montanha. Conta a história que ali aconteceu de tudo. O prédio viveu uma fase em que era um tribunal romano. Depois chegou a ser uma prisão e, logo a seguir, se transformou em palácio real. Destruído, recuperado, incendiado, novamente restaurado, o Alcazar resistiu a séculos de batalhas.

VALÊNCIA

Valência está localizada na costa do Mar Mediterrâneo, no sudeste da Espanha. Com praias maravilhosas, uma arquitetura fascinante, um time de futebol de nível mundial e uma vida noturna bastante agitada, a cidade oferece tudo que você possa desejar. Valência também é o berço da "paella" e possui uma maravilhosa culinária mediterrânea com muitos frutos do mar e outras iguarias.

IMPERDÍVEL
Palau de les Arts (A Cidade das Artes e das Ciências) - Santiago Calatrava, um dos arquitetos mais aclamados do mundo, elaborou este projeto para a sua cidade natal. É um complexo espetacular e futurista com um enorme espelho d'água. Não perca a oportunidade de assistir um show à noite com a "cidade" toda iluminada. 
Aquário L'Oceanographic - é um mundo subaquático que alberga a maior coleção de vida marinha da Europa. Os visitantes podem caminhar por túneis de vidro através dos quais observam as várias espécies marinhas. Outras atrações incluem os espetáculos de golfinhos, focas e leões-marinhos e as reconstituições de florestas tropicais e das diferentes condições marinhas. 
L’Hemispheric - é uma incrível estrutura em forma de olho que se ergue a partir da água e que alberga um planetário, e um grande cinema IMAX. 

VIGO

Fica situada situada à beira da ria que leva o seu nome e esta a 71Km de Santiago de Compostela (capital da Galícia) e pouco mais de 20 Km de Valença do Minho, a localidade portuguesa mais próxima.É a maior cidade da Galícia. Porto marítimo, com importante atividade pesqueira, sendo o principal porto pesqueiro da Europa. Centro comercial e econômico do sul da Galícia e cabeceira da principal área industrial

IMPERDÍVEL
Casco Velho - é a zona antiga de Vigo. Onde se encontra a famosa praça e mercado de Pedra, além da praça da Constituição, a Concatedral de Santa María, a Biblioteca Penzol e outros edifícios emblemáticos da Vigo barroca e moderna. 
Catedral de Santa Maria de Vigo - iniciada em 1816 e terminada de construir em 1836, em sustituição do templo gótico anterior. 
Alameda e Montero Ríos-Areal - zona de passeio próxima ao porto desportivo e ao Casco Velho.

Quer mais dicas? Onde comer, onde comprar e outros segredinhos? Acompanhe nosso blog que te contamos. Se preferir, entre em contato com a Renata Calil Viagens!

ESTÔNIA



TALLIN

A Estônia, a mais setentrional das nações bálticas, faz fronteira com a Rússia e a Letônia. O país é banhado ao norte pelo Golfo da Finlândia; uma curta travessia de ferry-boat leva até Helsinki. A maior atração da Estônia é sua capital, Tallinn, cujo centro histórico medieval é classificado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Cercado ainda por muralhas e torres de defesa, o lugar encanta os visitantes pela preservação dos edifícios, que datam na maior parte do fim da Idade Média, e das diversas igrejas. Relativamente pequena para os padrões brasileiros, Tallinn tem menos de 400 mil habitantes e um charmoso ar provinciano.

IMPERDÍVEL
Raatihuoneen Tori.- hoje em dia as histórias da cidade podem ser conhecidas no Museu da Cidade que fica na praça central da cidade baixa, É possível visitar o salão de festas, a cozinha e o escritório onde eram formuladas as leis que nem sempre valiam para as duas cidades.
Nikolain Kirkossa -  é a igreja do nosso São Nicolau. Dentro, a obra considerada como a mais valiosa do país: o fragmento de uma pintura do século XV chamada Dance of Death (Dança da Morte). Apenas esse primeiro pedaço da obra sobreviveu e ainda hoje ninguém sabe ao certo como foi parar ali.
Alexander Nevsky - a catedral ortodoxa construída durante a primeira ocupação russa. 

Quer mais dicas? Onde comer, onde comprar e outros segredinhos? Acompanhe nosso blog que te contamos. Se preferir, entre em contato com a Renata Calil Viagens!

FINLÂNDIA




Localizada entre a Rússia e a Suécia, a Finlândia fez fama por ser a terra do Papai Noel. O.k., a Lapônia, no norte do país, é um de seus principais destinos turísticos, com suas renas, bosques cobertos de neve e o famoso velhote de barbas brancas. Mas há mais do que isso. Conhecida como a Terra do Fim, a Finlândia é rodeada de um imenso arquipélago, e um terço de seu território é coberto por 188 mil lagos e florestas de pinheiros e bétulas.

HELSINKI

A capital, Helsinque, apesar da cara provinciana, tem uma vida cultural intensa: são mais de 30 galerias de arte e museus. O país preserva suas raízes rurais, mas tem 82 celulares para cada 100 habitantes, a maior conexão de internet per capita do mundo e 900 museus.

IMPERDÍVEL
Catedral de Hensinki - no topo de uma enorme escadaria, a branca catedral luterana se destaca na paisagem.
Catedral Uspenski - esta catedral ortodoxa foi construída no século 19 em estilo bizantino russo. Tem 13 cúpulas douradas representando Cristo e os Apóstolos.
Museu Kiasma - em estilo futurista, exibe arte moderna e multimídia.

Quer mais dicas? Onde comer, onde comprar e outros segredinhos? Acompanhe nosso blog que te contamos. Se preferir, entre em contato com a Renata Calil Viagens!

FRANÇA



ALSÁCIA

Fronteiriças com a Alemanha e hoje pertencente à França, a Alsácia (Alsace) e a Lorena (Lorraine) já mudaram tanto de mãos ao longo da história que não se pode dizer que sejam francesas ou germânicas, mas que têm personalidade própria. A influência cultural germânica é evidente na arquitetura, no povo e até na língua. A região produz ótimos vinhos e cervejas e um de seus pratos mais típicos é o chucrute.

IMPERDÍVEL
Rota dos Vinhos - é a atração que mais polariza a atenção dos visitantes, embora a sua extensão - cerca 100 km – é difícil fazer esse percurso de uma só vez. O itinerário que atravessa os mais importantes vinhedos da região e  algumas das aldeias históricas da Alsácia, começa na povoação de Thann, perto de Mulhouse, e termina em Marlenheim, a 30 km de Strasburgo, seguindo quase sempre a estrada D 35, com alguns desvios por caminhos municipais.

STRASBOURG 

A capital da Alsácia, abriga várias instituições européias: o Parlamento Europeu, o Conselho da Europa e o Palácio dos Direitos do Homem. É linda, parece um pedaço da Alemanha, já que pertenceu à ela em vários momentos históricos. Voltou definitivamente para a França após a II Guerra Mundial. É patrimônio mundial da Unesco desde 1988. Tem 78,25 km2 e 252.340 habitantes. É uma das 9 maiores cidades da França No pequeno centro histórico e na Petite France, locais cortados por canais e cheio de jardineiras floridas ao longo das diversas pontes, os restaurantes se multiplicam e revelam a alma gastronômica da região.

IMPERDÍVEL
Catedral de Notre Dame - cuja história construtiva começa em 1015 D.C. e impressiona pela altura de sua única torre, pelo estilo românico-gótico, pela cor rosada de suas paredes, pelos vitrais e pelo relógio astronômico em seu interior. No verão, por volta das 22.00h (o horário varia de julho pra agosto), há um bonito espetáculo de luz e som iluminando a Catedral.

Passeio de Barco - 70 min pelos canais, além de uma visão geral do centro histórico.... é bem romântico!

BORDEAUX

Capital da região da Aquitânia, Bordeaux, com 210 mil habitantes, também é a capital mundial do vinho, banhada pelo rio Garonne. Cidade universitária,foi marcada pelo rápido crescimento devido ao comércio marítimo. Seus museus, gastronomia, galerias de arte e estilos arquitetônicos refletem características multiculturais. Ainda assim, é menos visitada que outras cidades francesas e Bordeaux, de fato, talvez seja melhor para morar ou estudar do que propriamente fazer turismo.

IMPERDÍVEL
Esplanade des Quinconces - ocupa uma área de 12 hectares. Datada do século 19, esta grande área verde ostenta o Mémoire des Girondines, monumento que lembra os Girondinos, grupo político de origem burguesa cujos integrantes perderam suas cabeças durante a Revolução Francesa. As árvores no estacionamento da Esplanada são tão fechadas que lembram um corredor. Sua enorme fonte é um dos cartões postais de Bordeaux. Atualmente no local acontecem os festivais de música durante o verão.
Grand Théâtre - foi construído no final do século 18, em estilo Neoclássico. Não é permitida visitação.(Place de la Comédie)

Place de la Bourse - seguindo em direção ao rio, à sua direita, está a charmosa praça. Construída também no século 18, é um dos lugares mais bonitos da cidade, com seus dois belos prédios, o Palais de la Bourse e o Hôtel des Douanes.

BORGONHA

A boa reputação gastronômica da região é por todos conhecida. Uma viagem à Bourgogne é a oportunidade de saborear e constatar que aqui as tradições estão bem vivas, os produtos locais são de alta qualidade e que os chefs transbordam talento.Durante uma pausa gastronômica, todos poderão desfrutar da diversidade dos sabores borgo nheses: gougères dourados e petiscos ligeiros acompanhados de um aperitivo em um bistrot, fatias de presunto du Morvan levados na mochila para um piquenique reparador, um punhado de framboesas apanhadas em alguma fazenda produtora de Hautes-Côtes.

CANNES

Descubra uma cidade onde cada estação muda de acordo com o ritmo de seus próprios eventos. Siga as pegadas de algumas das personalidades mais famosas e criativas, como Jean Cocteau, Andy Warhol, George Michael e muitos outros artistas que se juntaram ao Croisette.  Cannes é um destino glamoroso e icônico para todos os que estão prontos para relaxar com estilo. Situada no sudeste da França, Cannes é facilmente uma das mais conhecidas cidades na Riviera Francesa. Seu clima belamente suave e o Festival Anual de Cinema de Cannes criaram a necessidade pelo luxo. Imensos iates ocupam a paisagem e a cidade vive seu lema: "a vida é um festival".

IMPERDÍVEL
Croissette – essa avenida a beira mar é lotada de turistas, bares, restaurantes e muito charme
Ile de Sainte Marguerite e Iles de Lerins
Le Suquet – a França antiga se retrata aqui

NICE

A capital da Côte dAzur está entre os destinos mais populares da França: todo os anos, a cidade recebe 4 milhões de turistas. Geograficamente muito bem localizada, entre o mar e a montanha, Nice deve seu charme aos tons pastel de seu bairro antigo, à gastronomia, ao frescor da suave brisa marinha e à Promenade des Anglais - talvez o único calçadão no mundo que se compare ao de Copacabana. Só que em Nice o mar tem mais tons de azul e é tão calminho que resistir a ele é impossível (só não esqueça o chinelo, porque a praia é formada por pedrinhas que machucam o pé)

IMPERDÍVEL
Catedral Russa Ortodoxa de St. Nicolas -  conhecida como Église Russe, comissionada pela imperatriz Maria Feodorovna em memória de seu marido, o czar Nicholas Alexandrovich que morreu em Nice.
Promenade des Anglais - calçadão de Nice, é um dos lugares mais famosos da Côte d'Azur. Nos anos 1920, era freqüentado principalmente pela burguesia francesa e por turistas endinheirados.
Bairro Antigo de Nice  - não deixe de visitar esta região tão diferente!
Musée de Matisse - instalado na Villa des Arènes, do século 17,o pintor viveu longos anos na cidade e deixou um bom acervo.

PARIS

IMPERDÍVEL
Torre Eiffel - o marco mais famoso de Paris foi construído por Gustave Eiffel para a Exposição Mundial  de  1889, centenário da Revolução Francesa. Com 318 metros 10.100 toneladas, este é o monumento mais lembrado no mundo e o mais visitado da Europa! Se você não subiu na Torre Eiffel, você não foi à Paris.
Torre Montparnasse - se quiserem ver Paris do alto, linda e uma opção é a vista do Centre Pompidou
Champs Elysées -  a avenida mais famosa do mundo, foi criada em 1667 pelo paisagista André Le Nôtre, onde se encontra o famoso Arco do Triunfo. Toda arborizada,com vários cafés, restaurantes e lojas  hoje em dia um passeio bem de turista, mas obrigatório. 

RENNES

A região noroeste da França é bastante particular pelo fato de, no passado, ter sido independente. A Bretanha ainda protege a sua identidade cultural através da língua e das tradições, bastante diferentes do resto do país. Exemplo disso são as placas, nas ruas, escritas em francês e em breton. Rennes (ou Roazhon, em breton) é a capital. É uma cidade anterior ao período romano, fortificada na Idade Média (as ruínas ainda podem ser visitadas nas Portes Mordelaises). Como em Londres, Rennes foi parcialmente destruída por um incêndio, no século XVII. Mas não pense que a cidade só tem "velharias". Rennes é uma cidade universitária e super animada à noite (é a cidade francesa com o maior número de bares). A vida cultural é bastante rica com festivais de música (como o Tombées de la nuit e o Transmusicales), teatro, contos e cinema. Rennes é atualmente considerada uma das melhores cidades para se viver em toda França. 

IMPERDÍVEL 
Theatre National Bretagne
L'Opera de Bretagne
Musée des Beaux Arts. 

Quer mais dicas? Onde comer, onde comprar e outros segredinhos? Acompanhe nosso blog que te contamos. Se preferir, entre em contato com a Renata Calil Viagens!

GRÃ BRETANHA



LONDRES


Londres não é uma cidade de charme imediatamente óbvio, como Praga ou Paris. Mas, para quem está disposto a dedicar tempo a explorá-la, tem muito a oferecer. Segredos profundos são perdidos em labirintos de culturas e ruas que formam a vasta e densa metrópole. Londres pode ser antiga e enraizada no passado, com uma dúzia de museus ou monumentos para cada século de seus 2 mil anos de história, mas também é extremamente moderna e vanguardista. 

IMPERDÍVEL
Abadia de Westminster - uma das mais belas igrejas inglesas, onde são coroados os reis e rainhas,  é o centro espiritual da administração britânica. Ostenta de monumentos a ícones da cultura nacional, de Shakespeare a Gladstone. Diana se casou e foi velada aqui.
Palácio de Westminster -  um dos pontos mais visitados e belos de Londres é certamente é este magnífico palácio. A primeira vista o palácio vai te fazer lembrar um castelo de areia, de tão perfeito que ele é. O Palácio de Westminster é o prédio mais importante de Londres, já que abriga duas câmaras do parlamento britânico.  
Palácio de Buckingham - a residência da família real tem quartos abertos ao público e decorados com valiosas peças de arte e a troca da guarda que acontece pontualmente às 11h30. 

Quer mais dicas? Onde comer, onde comprar e outros segredinhos? Acompanhe nosso blog que te contamos. Se preferir, entre em contato com a Renata Calil Viagens!

GRÉCIA


ATENAS

Atenas (em grego, Αθήνα, Athína) é a capital da Grécia e também a capital da Ática. Além de ser uma cidade moderna, Atenas também é famosa por ter sido poderosa Cidade-Estado e um centro de cultura muito importante nos tempos antigos.  Atenas foi a principal cidade na Grécia durante o grande período da civilização grega, no primeiro milênio A.C., durante a "Idade do Ouro" da Grécia (aproximadamente 500 A.C. até 300 A.C.). Ela era o principal centro cultural e intelectual do Ocidente, e certamente é nas idéias e práticas da Antiga Atenas que o que nós chamamos de "civilização ocidental" tem sua origem. Após seus dias de grandiosidade, Atenas continuou a ser uma cidade próspera e um centro de estudos até o período tardio do Romano. 

IMPERDÍVEL
Acrópoles - do grego acro:alto, elevado - polis:cidade, é a parte da cidade construída nas partes mais altas do relevo da região. A posição tem tanto valor simbólico, elevar e enobrecer os valores humanos, como estratégico, pois dali podia ser melhor defendida.
Parthenon - foi um templo da deusa grega Atena, construído no século V a.C. na acrópole de Atenas. É o mais conhecido dos edifícios remanescentes da Grécia e foi ornado com o melhor da arquitetura grega. Suas esculturas decorativas são consideradas um dos pontos altos da arte grega. 
Plaka – bairro aos pés da Acrópoles, explore caminhando pelas ruas movimentadas repletas de comércio e tabernas.

MYKONOS

Mykonos foi descoberta em 1950 por jovens gregos oriundos de boas famílias, sedentos de oportunidades de diversão. Nas duas décadas que seguiram o jet-set internacional instalou-se na ilha, expondo-a ao olhar cobiçoso do mundo inteiro, até que nos anos 80 chegou a vez de os homossexuais - homens e mulheres - encontrarem, no meio um tanto libertino e descontraído destas paragens, o destino ideal para umas férias sem constrangimentos.

IMPERDÍVEL
Delos – esse importante sítio arqueológico fica numa ilha muito próxima a Mykonos
Museu Folclórico – um dos melhores da Grécia, fica dentro da muralha de um castelo. O acervo de objetos antigos de Mykonos. 
Venetía – é o bairro dos artistas, andar por aqui é um passeio a parte. 

SANTORINI

Santorini sempre agradou aos turistas em busca de locais ainda meio selvagens, dizem que é a última vila realmente grega. A fama do seu pôr-do-sol correu o mundo. Com o tempo deixou de ser anunciada como o último paraíso na terra e a ser explorada como destino de luxo, cultivado pelos hotéis de design que descem até ao mar. Acima de tudo, Santorini é uma ilha romântica, dona de uma natureza generosa, cujas formas marcantes foram desenhadas por desastres naturais – a Caldera é nada menos do que um acidente geológico resultante do abatimento e da submersão da cratera do vulcão, quando da sua erupção no século XVII a. C. 

IMPERDÍVEL 
Messaria e Megalahori – vale a pena passar por estas aldeias, repletas de igrejas com torres elegantes e edifícios de influência oriental com tetos abobadados. A meio da tarde parecem povoações fantasma. Os habitantes fogem do calor dentro das suas casas caiadas, denunciando-se, apenas, pelo ruído da telefonia e pelas placas pintadas de fresco a anunciar “Good Santorini Wine”. 
Pyrgos – prosseguindo o caminho, a pitoresca nesta vila deparamos com uma autêntica fortificação medieval veneziana. Mais uma vez deserta, apenas frequentada por gatos vadios e por um idoso que, na companhia dos seus burritos, procura turistas preguiçosos. É nesse local, dos mais preservados de Santorini, que vamos encontrar um dos hotéis mais sofisticados de Santorini - o Zannos Melathron, situado mesmo por baixo das ruínas da fortaleza. Oferece uma bela vista de Fira e a Caldera, e ainda um pôr-do-sol que nada fica a dever ao da cidade de Ia. 

Quer mais dicas? Onde comer, onde comprar e outros segredinhos? Acompanhe nosso blog que te contamos. Se preferir, entre em contato com a Renata Calil Viagens!

HOLANDA



AMSTERDAN

O pequeno país, ao contrário da maior parte da Europa, nunca teve uma estrutura feudal forte e floresceu com o comércio marítimo, criando em 1602, a primeira “multinacional” de que se tem notícia na história: a Companhia Holandesa das Índias Orientais. A partir daí, o intenso intercâmbio comercial e cultural com povos de todos os continentes favoreceu influências recíprocas. Talvez por causa disso, os holandeses são hoje considerados os mais ecléticos, inovadores, liberais e tolerantes dentre os povos europeus. Na Holanda, cada um pode fazer o que quiser, desde que respeite os limites de convivência social.

IMPERDÍVEL
Red Light District  - aqui a quantidade de coffee shops, traficantes vendendo todos os tipos de drogas, sex-shops e prostitutas nas vitrines impressiona aos desavisados. Não fotografe as mulheres expostas e nem dê atenção às abordagens na rua para venda de drogas. Elas são permitidas somente em locais fechados.
Passeio de Barco – reserve o barco no teatro-restaurante Boom Chicago, na Leidseplein em frente ao Hard Rock Café e aprecie a vista dos principais pontos turísticos, casas, pontes passeando pelos canais, e dura 1:30 h.
Passeio de Bicicleta – é uma maneira diferente de conhecer a cidade é pedalando...as ciclovias são muito bem sinalizadas e o respeito dos motoristas é absoluto.

Quer mais dicas? Onde comer, onde comprar e outros segredinhos? Acompanhe nosso blog que te contamos. Se preferir, entre em contato com a Renata Calil Viagens!

ITÁLIA



BOLOGNA

Bologna, conhecida como a cidade das Torres e dos pórticos, resquício da época medieval, é uma das cidades mais desenvolvidas da Itália e classificada como uma das principais cidades em termos de qualidade de vida na Itália. Está no entroncamento que liga as principais rodovias e ferrovias do país, pode-se chegar facilmente à Bologna de carro ou trem. A Estação Central é considerada a mais importante na Itália, graças à localização estratégica da cidade.

IMPERDÍVEL
Piazza Maggiore – é o coração da cidade, um bom ponto de partida para uma caminhada pelo centro. Mas antes de deixa-la, curta os seus palácios e a Fontana di Nettuno, uma estátua de bronze criada por Giambologna em 1566.
Abbazi di Santo Stefano - onde há uma pia que, segundo a lenda, Pôncio Pilatos teria usado para sua famosa toilette depois de condenar Jesus Cristo.
San Petronio - a mais famosa de Bolonha, fundada em 1390, em estilo gótico, coberta de ladrilhos.

CAPRI e ANACAPRI

É uma ilha montanhosa, com poucas praias e um mar azul impressionante. A ilha serviu também de QG para o comando aliado, na II Guerra. O imperador romano Tibério construiu doze casas em Capri e nessas trilhas é possível ver algumas ruínas. Ele acabou vivendo em Capri, e governou Roma à distância. Capri tem um comércio elegante e quando o tempo está bom o visual é um convite para se comer ao ar livre, nos terraços dos restaurantes.

IMPERDÍVEL
Grotta Azzurra - com a refração da luz, ganha uma mágica cor azul que parece néon. Vários barquinhos saem do porto de Marina Grande e levam até lá.
Salto de Tibério - um abismo belíssimo
Arco Naturale - uma formação rochosa em forma de arco.

COSTA AMALFITANA 

Ao sul de Nápoles, mais ou menos na canela da graciosa bota que é o mapa da Itália, esse paraíso do Mar Tirreno atrai famosos, milionários ou simplesmente entusiastas de um litoral maravilhoso. A costa de 50 quilômetros é um verdadeiro showroom de exuberância natural, com mar azul, vistas espetaculares, estradinhas com vilarejos incríveis, luxo, glamour – e, evidentemente, preços salgados e praias cheias (sobretudo no verão).

IMPERDÍVEL 
Duomo - uma impressionante catedral do século 9, erguida sob a influência de estilos diferentes como bizantino, barroco e árabe-normando, deve ser visitado, construído no século VI e dedicado a Santo André o apóstolo cujos restos mortais são guardados na cripta.
Museu do Papel - é o onde podem ser vistas as ferramentas usadas através dos séculos para a fabricação manual de papel.
Gruta Esmeralda - uma fantástica gruta marinha de coloração verde-esmeralda, plena de esculturas naturais, altos e baixos relevos, formados pelas goteiras que caem do teto abobadado.

FIRENZE

Firenze, com suas ruas estreitas tomadas por lambretas, berço do Renascimento, uma cidade em que palácios e monumentos aparecem a cada esquina, em que cada pedra tem uma história, é o retrato da genialidade humana. No século 15, era o centro do mundo (ou seja, da Europa), atraindo o talento de gente como Leonardo da Vinci, Donatello, Michelangelo, Dante Alighieri, Galileu, Brunelleschi, Boccaccio, Botticelli, Rafael.

IMPERDÍVEL
Colina de Belosguardo - a partir da Porta Romana suba até esta bela vista, depois a Piazzale Michelangelo. 
San Miniato - a fachada de marchetaria com várias cores e o interior com mármores, é uma igreja marcante!
Forte de Belvedere – construído no fim do Século XVI, que conserva frescos provenientes de várias localidades toscanas. 

MILÃO

É a capital da província de Milão, situada entre os Alpes e o vale do rio Pó, na região da Lombardia, no Norte do país. Milano (em italiano) é a segunda maior cidade da Itália, depois de Roma, e talvez a mais moderna. Ponto comercial estratégico desde a Idade Média, Milão foi também um importante centro cultural durante o Renascimento Italiano. Atualmente é o maior parque industrial da Itália, atraindo profissionais, turistas e consumistas de plantão, sedentos pelas mais famosas grifes e as últimas tendências da moda. 


IMPERDÍVEL
Duomo - É a catedral da cidade, uma das maiores construções religiosas da Europa que demorou mais de 800 anos para se finalizada, localizada no centro da cidade. Do alto do Duomo tem-se uma belíssima visão da cidade que é cercada por montanhas de gelo eterno podendo serem vistas com bom tempo.  
Galeria Vittorio Emanuelle - Situa-se ao lado do Duomo e é uma das mais famosas galerias que todos os dias é tomada por bandos de turistas. Toda cidade tem sua lenda para o visitante voltar à ela. A de Milão fica exatamente, aqui na galeria: dê três voltas em cima da pintura do boi no chão da galeria e faça um pedido para voltar. 
Rua romana original - ela fica na estação de Metro do Duomo, onde as escavações para construção do mesmo foram mais profundas e por isso encontraram esta relíquia. A estação é um labirinto, mas descendo até a linha amarela você a encontrará. 

POMPÉIA

Com ares de cidade fantasma, como se a vida tivesse parado no tempo, Pompéia mostra muito do cotidiano urbano há dois mil anos. A erupção do vulcão Vesúvio, ocorrida em 24 de agosto do ano de 79, arrasou as cidades de Pompeia e Herculano. Só em Pompeia, cerca de duas mil pessoas morreram. Muito do que se sabe hoje sobre a organização da vida urbana durante o Império Romano se deve a essa tragédia. O passeio pela cidade, para ver o resultado das escavações iniciadas em 1748 revela um roteiro impressionante

ROMA

Roma conserva sua grandiosidade e reputação como um dos maiores centros culturais do mundo, cuja economia é extremamente dependente do turismo. Apesar do trânsito e poluição, típicos de grandes metrópoles, Roma é célebre por seus excelentes restaurantes, animados cafés nas calçadas, elegantes lojas e mais de 300 fontes iluminadas. A história permeia todos os recantos da magnífica cidade de Roma, conhecida como a Cidade Eterna.

IMPERDÍVEL 
Vaticano – é acapital da igreja católica, o menor Estado do mundo e residência do Papa.
Capela Sistina - situada no museu do Vaticano cujos afrescos no teto foram pintados por Michelângelo
Basílica de Santa Maria Maggiore - mantém as naves e os impressionantes mosaícos desde sua construção, no século 5. 

TOSCANA

O tempo por aqui não se mede pelos ponteiros dos relógios, mas pela intensidade da luz, pelas safras premiadas, pelas temporadas de caça, pelas fases da colheita. Os pequenos prazeres são os melhores programas: um vinho na varanda no fim do dia, um passeio pelo mercado de rua, um piquenique no topo de uma colina. Como pano de fundo, campos de girassóis que seguem até onde a vista alcança, estradas secundárias ladeadas por ciprestes simétricos, vilas medievais feitas de pedra. A Toscana é a mais pura tradução da dolce vita italiana. 

IMPERDÍVEL
Lucca's Duomo (Cattedrale di San Martino)  - construído no século XI, é outra preciosidade para os visitantes
Basílica San Frediano  
Anfiteatro Romano

VENEZA

Não se pode dizer que Veneza seja a mais bonita cidade do mundo por um motivo: ela é incomparável, completamente diferente de qualquer outra. Foi construída sobre o mar: as quadras são ilhas e as ruas, na maior parte, canais. Evidentemente, não há carros: ao invés de ônibus e táxis, há barcos. O estilo arquitetônico veneziano é singular: são tantos palácios e outros belos edifícios, tão diversos entre si (e ao mesmo tempo tão homogêneos!) que não se sabe para onde olhar... Belas pontes ligam as ilhotas que formam Veneza.

IMPERDÍVEL
Passeio de gôndola – perca-se pelos canais mais incríveis do mundo!
Piazza San Marco - Provavelmente a mais bela praça do mundo. Nela fica a Basílica di San Marco, em estilo veneziano-bizantino. É  repleta de cafés e bares com mesas pela calçada - e muitas, muitas pombas.
Basilica di San Marco - que foi por centenas de anos o túmulo de São Marcos. Obra-prima da arquitetura bizantina, todo o interior da igreja é decorado com mosaicos impressionantes. 

Quer mais dicas? Onde comer, onde comprar e outros segredinhos? Acompanhe nosso blog que te contamos. Se preferir, entre em contato com a Renata Calil Viagens!

LESTE EUROPEU


PRAGA

Até há pouco tempo, a Pérola do Oriente era um lugar escondido, quase proibido. A Tcheco Eslováquia era um dos países integrantes do bloco comunista liderado pela União Soviética. Entrar no país era difícil, e o turismo quase inexistente. Com a queda do comunismo e a separação do país em dois, República Tcheca de um lado e Eslováquia do outro, tudo mudou, e milhões de turistas de todos os cantos do mundo vem conhecer esta cidade histórica.

IMPERDÍVEL
Castelo de Praga - é o maior castelo antigo do mundo, de acordo com o Guinness World Records, que se eleva acima da cidade que oferece belas vistas das áreas abaixo, praticamente uma cidade.
Catedral de S. Vito - principal construção de Praga. Visite a cripta real e o túmulo de S. João Nepomuceno.
Palácio Real - na verdade 3 palácios superpostos, construídos em épocas diferentes, residência dos reis da Boêmia.

VIENA

Viena é a cidade mais musical da Europa e talvez do mundo. Esta atmosfera já vem desde o tempo em que a cidade era a capital de um império gigantesco, o austro-húngaro, cujo hino nacional era cantado em treze diferentes línguas, que abrangia desde o norte da Itália, incluindo a Europa Central até as fronteiras dos Balcãs, com dezessete nacionalidades diferentes. A capital de Áustria é uma cidade pequena e suas atrações ficam próximas umas das outras.

IMPERDÍVEL
Hundertwasser Haus – é um prédio onde cada apartamento tem uma fachada diferente, com janelas irregulares, jardim no teto e tintas coloridas nas paredes.
Figaro Haus - mesmo os patrimônios da humanidade, onde Mozart morava e a Sala Terrena, onde o compositor tocava para os amigos, não são mantidas em uma redoma. A casa está habitada e normalmente há concertos na Sala Terrena.
Bairro de Stephansdom - mansões barrocas dominam as ruas deste bairro.

BUDAPEST

Assim como Viena, Budapest é uma capital em grande estilo: a cidade é pomposa, elegante e dividida em duas partes – Buda e Pest - pelo enorme Rio Danúbio (Duna, em húgaro). A cidade foi colônia romana, e foram os romanos os primeiros a apreciarem algumas das 123 fontes de águas minerais captadas para banhos públicos, ainda hoje uma das principais rotas de ligação entre o leste e o oeste do continente, ao longo dos séculos, sempre esteve no caminho das invasões européias.

IMPERDÍVEL
Palácio Real e Galeria Nacional da Hungria - erguido no século 19 em estilo barroco, pela imperatriz Maria-Teresa, no local do primitivo castelo medieval destruído nas batalhas contra os invasores turcos. O palácio foi totalmente arrasado durante a Segunda Guerra Mundial, mas foi reconstruído e abriga, hoje, os museus de História de Budapeste e de Arte Contemporânea, bem como a Galeria Nacional Húngara.
Museu de Belas Artes - aqui são encontradas obras dos grandes mestres da Europa
Bastião dos Pescadores - desfruta-se de uma das mais belas panorâmicas da cidade.

Quer mais dicas? Onde comer, onde comprar e outros segredinhos? Acompanhe nosso blog que te contamos. Se preferir, entre em contato com a Renata Calil Viagens!

LUXEMBURGO



Não é comum encontrar Luxemburgo em roteiros de viagem pela Europa. Apesar de ser a capital de um país (homônimo) que fica espremido entre as concorridas Alemanha, Bélgica e França, o destino ainda é muito tranqüilo e pouco explorado turisticamente. Luxemburgo é a cidade das pontes.... recortada por rios e com uma paisagem desenhada por vales e muito verde, a pequena capital tem menos de 80 mil habitantes, mas muita história pra contar.

IMPERDÍVEL
Ruínas da Antiga Fortaleza - são a principal atração de Luxemburgo. Caminhar pela cidade sem se impressionar com a grandiosidade da construção é tarefa difícil e causa curiosidade
Casamatas do Bock e do Pétrusse - uma visita às é necessária para entender o porquê da enorme muralha. Andando por essas duas galerias subterrâneas, o visitante encontra informações sobre a história do país e mirantes com vista para belas paisagens da cidade.
Place de la Constitution - um bom passeio para curtir os cenários de Luxemburgo pode ser feito aqui. Localizada na ponta do antigo muro, a praça proporciona uma visão de cair o queixo do vale do rio Pétrusse, um dos que corta a capital. O visual é cheio de penhascos, jardins sempre bem cuidados, casas e construções bucólicas. 

Quer mais dicas? Onde comer, onde comprar e outros segredinhos? Acompanhe nosso blog que te contamos. Se preferir, entre em contato com a Renata Calil Viagens!

PORTUGAL



Portugal é a Europa que o brasileiro pediu a Deus. É surreal atravessar 8 mil quilômetros para desembarcar naquele trecho do continente onde se fala português e que abriga a cada esquina referências muito familiares para qualquer um de nós, como os azulejos azuis nas fachadas das casas, as pracinhas, as igrejas... Além de desfrutar suas cidades históricas, praias e gastronomia, entre outras atrações, viajar a Portugal é se entregar ao prazer de identificar nossa origem, o lugar onde tudo começou. Dá para cruzar esse território, de norte a sul, em sete horas e em três, de leste a oeste. Outro trunfo: a diversidade.

ALBUFEIRA

É das zonas mais concorridas do Algarve. Praias, restaurantes, comércio, bares. Há de tudo um pouco para manter o visitante entretido numa estadia pelo sul do Algarve. As ruas do centro histórico desta vila ainda preservam o pitoresco das casas brancas, das ruas apertadas e íngremes, qdo há enchentes fica complicado!  Agitação e entretenimento não vão faltar!

IMPERDÍVEL
Igreja Matriz de Albufeira - construída nos finais do séc XVIII, constitui um exemplo da arquitetura neoclássica no Algarve. Na capela-mor existe uma imagem da padroeira da cidade de Albufeira, Nossa Senhora da Conceição, de estilo rococó. As suas dimensões são invulgares: quase 2,50m de altura!
Museu de Arte Sacra – fica na Igreja de São Sebastião, originalmente construída no século XVI, como comprova a porta lateral de estilo manuelino, a Ermida de São Sebastião foi reconstruída na primeira metade do século XVIII, tendo sido alvo de uma importante renovação arquitetônica.

Marina de Albufeira - descontraia junto aos inúmeros bares e restaurantes que circundam esta agradável marina algarvia.

ALCOBAÇA

Alcobaça pertence ao Distrito de Leiria, região Centro e subregião do Oeste de Portugal, cerca de 109 km de Lisboa entre Caldas da Rainha, Marinha Grande e Leiria, banhada pelos rios Alcoa e Baça , cuja junção deram nome à cidade, elevada a esta categoria muito recentemente, em 1995. 

IMPERDÍVEL
Mosteiro de Alcobaça - o maior mosteiro do país e um dos maiores da Europa - é considerado uma espécie de macrocefalia da cidade do mesmo nome. A Abadia de Alcobaça é reconhecida como Patrimônio Mundial pela UNESCO, é uma das mais importantes abadias européias, fundada em 1153, por doação de D. Afonso Henriques a Bernardo de Claraval. 

COIMBRA

Capital de Portugal entre os anos de 1139 e 1256, Coimbra narra um trecho incontornável da história do país. É terra de seis reis e de uma das mais antigas universidades do mundo, fundada em 1290. Sua bela torre, concluída no início do século 18, ainda hoje coroa o casario que se equilibra no morro até alcançar as margens do rio. A vida na cidade ainda gira ao redor da universidade. 

IMPERDÍVEL
Quinta das Lágrimas  - Lá pelo ano de 1340 teve início uma das mais lindas e também mais trágicas histórias de amor do mundo: a da galega Inês de Castro e do príncipe Pedro, futuro D. Pedro I, rei de Portugal. Pedro e Inês viveram um romance proibido, tendo por testemunha os jardins de Santa Clara, em Coimbra, onde mantinham encontros secretos. O fim da história todo mundo sabe. 
Jardim Medieval - em homenagem aos amores de Pedro e Inês. O objetivo foi criar um ambiente de clausura e simplicidade, para o qual foram selecionadas cerca de cinquenta espécies de plantas diferentes, cuja existência  é comprovada por gravuras e documentos da época da época dos Descobrimentos. 
Parque Verde - situado na margem direita do Rio Mondego, num imenso espaço verde onde é possível encontrar bares, restaurantes e um pavilhão para exposições. É um espaço para apanhar sol, andar a pé, comer, ouvir música, ler ou namorar!

ESTORIL

Romântica, cosmopolita, plena de animação, Estoril traduz da melhor forma a apresentação da região de Lisboa ao mar. Considerada por muitos a Riviera Portuguesa, o conjunto Estoril e Cascais é repleto de glamour e carisma. Há grande diversidade de atrativos e experiências, pois num espaço reduzido, a beleza natural, cultural e de patrimônio estende-se por toda esta maravilhosa Costa. 

IMPERDÍVEL
Casino Estoril – a 26 quilômetros da capital, a cidade tem um centro bonitinho, mas o que domina na paisagem é o casino.
Autódromo do Estoril - o mais importante circuito automobilista do país, é palco de espetaculares competições nacionais e internacionais. 
Golfe - com um conjunto de magníficos campos, o panorama desta região para os adeptos do Golfe é muito aprazível. Considerados dos melhores na Europa, encontram-se em localizações privilegiadas e com ótimas condições de equipamento e infraestrutura.

CASCAIS
Deixe a praia para mais adiante, em Cascais, a próxima parada. Balneário de verão dos ricos lisboetas no século 19, antiga residência de verão do rei Luis I (uma imponente fortaleza do século 17), Cascais tem um charmoso centrinho histórico São apenas 3,5 quilômetros pela mesma Marginal até lá. Estacione o carro, perca-se pelas ruas do centrinho e alugue uma bicicleta para sentir o astral do lugar na pele. 

IMPERDÍVEL
Praia do Guincho - uma das praias mais bonitas do país. 
Boca do Inferno – mais adiante no caminho, pare na para admirar o visual do mar azul batendo lá embaixo, nas falésias avermelhadas. 
Cabo da Roca - curta o dia com calma e prepare-se para ver o pôr-do-sol a 16 km "Donde a terra se acaba e o mar começa",como escreveu Camões em Os Lusíadas, o Cabo da Roca é o ponto mais ocidental da Europa, uma falésia 140 metros acima do mar, onde o sol morre docemente.

SINTRA

Declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco em 1995, está geograficamente na mesma posição de Cascais, mas no alto da serra. A estada terá gostinho especial se você pernoitar no Lawrence's, um dos mais antigos hotéis da Península Ibérica, inaugurado em 1764, era o preferido de Eça de Queiroz, que sempre se hospedava lá em suas longas incursões por Sintra.O escritor ficava sempre no mesmo quarto e gostava de comer quase sempre a mesma coisa: lascas de bacalhau. Quase dois séculos depois, é possível hospedar-se naquele mesmo quarto e experimentar seu prato preferido no restaurante do hotel. Perambular sem rumo pelas ruas de Sintra é como mergulhar num romance de Eça de Queiroz. 

IMPERDÍVEL
Palácio da Pena - o monumento está rodeado por um parque florestal, bem ao estilo romântico. Data de 1840 e expressa o revivalismo de Fernando de Saxe-Coburgo, de origem alemã, marido da rainha Dona Maria II. É um deslumbrante miradouro sobre as matas circundantes, as praias e o oceano. 
Castelo dos Mouros – As muralhas do castelo, construídas originalmente no século VIII, acompanham os contornos da serra, em contorções  inacreditáveis. A fortificação muçulmana perdeu a sua importância estratégica quando foi conquistada por Dom Afonso Henriques, juntamente com Lisboa, em 1147, mas das suas torres e caminhos de ronda a vista é de uma beleza ímpar!
Palácio da Regaleira - é conhecido como "Palácio do Monteiro dos Milhões", denominação associada à alcunha do seu primeiro proprietário, António Augusto Carvalho Monteiro (1850-1920). A concepção do palácio contou com a participação do arquiteto italiano Luigi Manini, que deu forma à inspiração de Carvalho Monteiro, modelando-a em traçados que evocam a arquitetura românica, gótica, renascentista e manuelina.

ÉVORA

Cada monumento evoca um período diferente da história. O Templo de Diana remete aos romanos; os edifícios e arcadas da Praça do Giraldo lembram os 450 anos de domínio mouro; e a Igreja de São Francisco ostenta o estilo gótico-manuelino. Não foi à toa que a cidade foi tombada como Patrimônio Histórico. Ainda que seja comparada a Florença e Sevilha, Évora nunca perdeu a identidade lusitana, evidente no conjunto de casas caiadas e pátios forrados de azulejos. 

IMPERDÍVEL
Templo de Diana - apesar do nome, esse símbolo da presença romana em solo português não fazia alusão à deusa da caça quando foi erguido, no século 1. Vários historiadores defendem que seria uma homenagem a Esculápio e outros, ao imperador Augusto. O fato é que as ruínas do majestoso templo são hoje Patrimônio Mundial pela Unesco e carregam fatos marcantes da história de Portugal, porém várias foi  modificado por invasores. 
Museu de Évora - reúne 20 mil peças entre pinturas, esculturas e artes decorativas dos séculos 15 ao 19, além de achados arqueológicos da pré-história. Esteve fechado para obras e a previsão é que reabra no final de junho de 2009. Até lá o museu exibe parte da sua coleção na Igreja de Santa Clara.
Catedral - imponente construção do século 13 combina estilo românico e gótico - esse último bem visível nos claustros do século 14. As bandeiras da rota de Vasco da Gama que partiram para o Oriente em 1497 foram benzidas aqui. 

FÁTIMA

Desde que os três pastorinhos (os primos Lúcia, Francisco e Jacinta) avistaram Nossa Senhora no dia 13 de maio de 1917, a Cova da Iria começou a atrair fiéis do mundo inteiro. Hoje são mais de 7 milhões a cada ano e o Santuário de Fátima é um dos mais importantes centros de peregrinação católica do mundo. No local exato da primeira aparição foi erguida uma capelinha e desde então o complexo não parou de crescer. Nos anos 50 veio a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, coroada por uma torre de 65 metros de altura e um carrilhão de 62 sinos (estão lá os túmulos dos três videntes); em 1994, um pedaço do Muro de Berlim como agradecimento à "intervenção divina" na queda; e no ano passado, o maior templo católico de Portugal. Inaugurada no dia 12 de outubro de 2007 em comemoração aos 90 anos das aparições (que aconteceram a cada dia 13 no período de maio a outubro de 1917), a Igreja da Santíssima Trindade é a quarta maior do mundo. 

IMPERDÍVEL
Capelinha - o pedestal, onde se encontra a Imagem de Nossa Senhora, marca o sítio exacto onde estava a pequena azinheira (desaparecida devido à devoção dos primeiros peregrinos que a levaram, raminho a raminho), de um metro e pouco de altura, sobre a qual Nossa Senhora apareceu aos pastorinhos em 13 de Maio, Junho, Julho, Setembro e Outubro de 1917. A construção da Capelinha foi a resposta ao pedido de Nossa Senhora "quero que façam aqui uma capela em minha honra". Construída no local das aparições em 1919, de 28 de Abril a 15 de Junho. A primeira Missa foi ali celebrada no dia 13 de Outubro de 1921. Tendo sido dinamitada em 6 de Março de 1922, foi reconstruida ainda nesse mesmo ano. Em 1982 foi construído um vasto alpendre, tendo sido inaugurado na da visita do Papa João Paulo II em 12 de Maio desse ano.Em 1988, Ano Mariano, foi forrado com madeira de pinho, proveniente da Rússia, norte da Sibéria. Foi escolhida esta madeira pela sua durabilidade e leveza.
Muro de Berlim - na entrada do Santuário, do lado sul, encontra-se um monumento constituído por um módulo de betão do Muro de Berlim (começado a construir na noite de 12 para 13 de Agosto de 1961 e demolido a partir de 9 de Novembro de 1989). 
Presépio -  autoria do escultor José Aurélio. Situa-se junto da Reitoria. Foi Inaugurado em 25 de Dezembro de 1999.

LISBOA

Com os seus inúmeros monumentos, museus e bairros antigos, Lisboa também se transformou, nas últimas décadas, numa capital cosmopolita com um importante calendário cultural, espectáculos variados (da música clássica e concer tos rock às mais tradicionais touradas e desafios de futebol), uma vida nocturna animada (com as discotecas e bares à beira-rio, por exemplo) e grandes centros comerciais de lojas modernas.

IMPERDÍVEL
Mosteiro dos Jerónimos - declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, o Mosteiro de Santa Maria de Belém foi construído no século XVI, para albergar os frades da Ordem de São Jerónimo. É um dos exemplares mais notáveis do estilo manuelino, se bem que os claustros estejam decorados com motivos platerescos, e a cabeceira da igreja seja considerada maneirista. Na igreja, estão sepultados Vasco da Gama e Luís Vaz de Camões, e nos claustros Fernando Pessoa e Alexandre Herculano. 
Torre de Belém - declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, e é uma das mais belas construções militares da História. Construída como um baluarte para assegurar a defesa da entrada do Tejo, deveria ter tido uma fortaleza idêntica, do outro lado do rio, mas esta nunca chegou a ser edificada. Recentemente restaurada, possui um interior austero, em contraste com o exterior, extremamente decorado, com elementos de estilo manuelino e outros provenientes das paragens onde os portugueses tinham sido levados na sua descoberta do mundo.
Museu Nacional dos Coches - a mais importante coleção mundial de coches, formada por viaturas de Gala da Casa Real portuguesa, dos séculos XVII a XIX, arreios e fardamentos, com destaque para os três carros utilizados na embaixada ao papa Clemente XI. 

ÓBIDOS

Município do litoral português pertencente ao distrito de Leiria, Óbidos tem 9 freguesias: dos Negros, Amoreira, Gaeiras, Óbidos-Santa Maria, Óbidos-São Pedro, Olho Marinho, Sobral da Lagoa, Usseira e Vau. Em termos demográficos é uma cidade pequena com cerca de 900 moradores e de e 11.000 residentes em sua área metropolitana de 141 km2. A pequena variação na densidade populacional é o que lhe proporciona o mesmo jeito pacato há centenas de anos. 

IMPERDÍVEL
Pousadas de Portugal - este belo castelo onde hoje está uma das “Pousadas de Portugal” e de onde se tem uma bela vista aérea de vinhedos e pomares, vales, outeiros e montes, já que Óbidos fica numa elevação. Sabe-se que foi D. Sancho I quem mandou reconstruir a muralha ocidental e construir a Torre do Facho, que tem algumas alvenarias romanas. No século XVII, este forte já se encontrava em mau estado e piorou significativamente com o terremoto de 1755, ficando parcialmente destruído. Além das funções militares o castelo serviu de Paço Real e dos Alcaides, sendo em 1950 adaptado à primeira pousada histórica do país.
Paço Real Manuelino
Pelourinho Joanino

PORTO

A cidade ocupa uma das margens do Rio Douro, junto à foz. Ela deu origem ao nome Portugal (os primeiros núcleos chamaram-se Portus e Cale, no século 8 a.C.). Exatamente, Porto e Gaia. Você vai perceber logo que os locais se comportam diferente dos portugueses do sul: falam alto e adoram um bate-boca. E ficam com lágrimas nos olhos quando descobrem de onde você é (do norte, partiram oito entre dez portugueses rumo ao Brasil, no início do século 20). O encontro é sempre pretexto para um brinde com vinho do Porto.

IMPERDÍVEL
Estação de São Bento - construída no lugar de um antigo mosteiro, nem que seja só para ver de perto os painéis de azulejos de Jorge Colaço, vale a pena!
Sé - com seus ares de fortaleza medieval e uma bela vista do Douro
Salão Árabe do Palácio da Bolsa 

Quer mais dicas? Onde comer, onde comprar e outros segredinhos? Acompanhe nosso blog que te contamos. Se preferir, entre em contato com a Renata Calil Viagens!

RÚSSIA




MOSCOU

IMPERDÍVEL
Praça Vermelha - além de cartão postal da cidade a praça abriga o Mausoléu de Lênin, Basílica de São Basílio e o Kremlin. O nome não deriva da cor dos tijolos ao seu redor, nem da associação da cor vermelha ao comunismo; na verdade, o nome surgiu porque a palavra russa красная (krasnaya) pode significar tanto "vermelho" como "bonito".
Kremlin - residência oficial do presidente da Rússia e uma espécie de complexo de galerias, museus e até catedrais com peças que retratam a história da cidade e do país. Ocupa cerca de 30 hectares e contém vários monumentos no seu interior. Em 1156, Yuri Dolgoruky, o fundador de Moscou, ordenou sua construção no monte Borovitsky, com fosso ao redor para proteção.Nos anos que se seguiram foi sendo sucessivamente alargado e um segundo fosso foi construído. Em 1339, foram construídas paredes e as primeiras torres do Kremlin. Em 1367 Dmitry Donskoi reconstruiu o Kremlin em pedra calcária, o que deu a Moscou o nome de cidade branca. Este Kremlin era quase tão grande quanto o atual. Durante o governo de Ivan III, em 1495, foram construídos os muros e torres atuais e muitas das igrejas e palácios.
Catedral de São Basílio - é uma catedral ortodoxa russa maravilhosa, erguida na Praça Vermelha entre 1555 e 1561. Construída sob a ordem de Ivã IV da Rússia, para comemorar a captura de Kazan e Astrakhan, marca o centro geométrico da cidade e o centro do seu crescimento, desde o século XIV. Foi o edifício mais alto de Moscou até a conclusão do Campanário de Ivã, o Grande, em 1600.

ST PETERSBURG

Uma das mais bonitas cidades do mundo, São Petersburgo foi fundada em 1703 por Pedro, o Grande. Seu projeto foi idealizado por arquitetos italianos e holandeses que a ergueram a cidade sobre 40 ilhas, com mais de 400 pontes. Foi a capital da Rússia entre 1712 e 1918, quando a cidade passou por profunda reforma, na qual foram construídas amplas praças, avenidas, luxuosos palácios da aristocracia, soberbas catedrais e edifícios administrativos.

IMPERDÍVEL
Forte de São Pedro e São Paulo - construído para deter os ataques suecos no século 18, tem igrejas, túmulos e algumas das celas mais famosas da Rússia, onde ficou presa gente do porte de Alexis, filho do próprio Pedro, o Grande. Visite a Catedral onde se encontram sepultados os Czares da família Romanov.
Hermitage – o mais importante de todos os museus, o Louvre russo, tanto pelas obras quanto pelo palácio em si (era o maior palácio dos imperadores e virou o maior museu da cidade). Abriga mais de 150 mil obras de artistas como Matisse e Kandinsky.
Museu de cera - fica no Palácio Beloselski, que conta de maneira lúdica a história do país.

Quer mais dicas? Onde comer, onde comprar e outros segredinhos? Acompanhe nosso blog que te contamos. Se preferir, entre em contato com a Renata Calil Viagens!

SUÉCIA




ESTOCOLMO

O que era uma pequena cidade medieval fundada onde o lago Mälaren deságua no Mar Báltico, hoje é a maior – e de longe a mais bonita – capital da Escandinávia. Distribuída por 14 ilhas, Estocolmo tem lugares espetaculares como os canais, os prédios históricos em cor pastel e o oásis verde do Djurgården. Além de lindas paisagens, a cultura espalha-se por 100 galerias de arte e 70 museus – números impressionantes quando se considera que a população de Estocolmo não chega a um sétimo da de Londres.

IMPERDÍVEL
Kungliga Slottet - o impressionante palácio real do século 17, domina a colina a nordeste.
Moderna Museet - obras do século 20 de artistas como Kandinsky, Dalí, Magritte e Picasso.

Praça Sergelstorg - e suas enormes fontes. Você está no coração da moderna Estocolmo.

Quer mais dicas? Onde comer, onde comprar e outros segredinhos? Acompanhe nosso blog que te contamos. Se preferir, entre em contato com a Renata Calil Viagens!

SUÍÇA



GENEVE

Genebra surpreende: a menor metrópole do mundo. A cidade abriga mais de 200 organizações internacionais, como as sedes da ONU (Organização das Nações Unidas), da Cruz Vermelha e da OMC (Organização Mundial do Comércio). E também concentra bancos mundialmente reconhecidos por garantirem sigilo absoluto das contas de seus correntistas. Mas a maior contribuição de Genebra para o mundo não reside exatamente em suas instituições, e sim no seu caráter multicultural, que flui em teatros, óperas, mais de 1.300 cafés e restaurantes de gastronomia requintada, além de 2 mil anos de história retratados em dezenas de museus.

IMPERDÍVEL
Musée de la Croix Rouge - conta a história das atividades da Cruz Vermelha, considerada a maior organização humanitária do mundo, em períodos de guerra ou em lugares atingidos por catástrofes naturais. Além de conservar o patrimônio da entidade, fundada pelo genebriano Henry Dunant, a intituição tem o intuito de despertar o espírito de solidariedade dos seus visitantes por meio de filmes, fotografias, objetos, documentos, displays audiovisuais e frases que nos levam a refletir sobre o nosso papel no mundo, como o pensamento do escritor russo Dostoiévski grafado logo na entrada: “Cada um é responsável por tudo diante de todos”.
Vieille Ville - dentro do perímetro das antigas muralhas de Genebra, hoje demarcadas por ruas como o boulevard Emile Jacques Dalcroze, rue de la Croix Rouge e rue de la Madeleine, está o centro antigo da cidade. Aqui estão não somente a catedral de Saint Pierre como várias belas casas enfileiradas ao longo de ruas apertadas. Pracinhas, lojas e um clima nostálgico dominam o cenário, como na animada Place du Bourg-de-Fours.
Catedral St. Pierre - a terra do calvinismo só poderia ter como um dos ícones esta igreja erguida entre os séculos 12 e 13 como indiscutível marco histórico. Foi ali que Calvino pregou a Reforma protestante denunciando os abusos do clero. 

INTERLAKEN

IMPERDÍVEL
Top of Europe e o Jungfraujoch - valem um dia da sua viagem. 
Brienz - perto do lago de mesmo nome às marges de Interlaken Ost, também valem uma visita de um dia: é ali que você conhece Ballenberg, um museu só de casas.
Dobin - uma casa de esculturas em madeira bem interessante, e a rua com as casinhas mais antigas da Suíça

LUCERNA

É considerada “síntese da Suíça” e cidade da cultura. Sua localização privilegiada às margens do Lago Lucerna com ruas estreitas e floridas e a abundância de prédios históricos fazem de Lucerna um lugar distinto e atraente, principalmente pela organização e limpeza. Apesar de ter muitas atrações no comércio, com destaque para lojas de souvenir e relógios, muitos moradores de Lucerna trabalham em Zurique que fica a apenas 45 km de distância.

IMPERDÍVEL
Igreja dos Jesuítas - eles chegaram a Lucerna em 1574, fugidos da reforma religiosa ocorrida no país. Diferentemente da maioria dos Estados suíços, que aderiram ao protestantismo, Lucerna não o fez. Hoje, ela é metade católica, metade protestante. A igreja só foi concluída em 1666 em estilo barroco e tem como padroeiro São Francisco Xavier.
Palácio do Governo - construído em estilo renascentista para ser uma casa particular. Logo a seguir, outro prédio governamental, facilmente identificado por uma razão: em Lucerna, todas as casas que possuem as janelas pintadas em azul e branco ou pertencem ao Estado ou têm caráter histórico.
Pontes – são sete ao todo e a formação da cidade está diretamente relacionada a elas e, pela abundância de água, por muito tempo foi conhecida como a Veneza suíça. O rio só foi aterrado em 1860 e até hoje suas águas são controladas por barragens para evitar inundações. Em 1168 foi construída a primeira das pontes, quando a cidade ainda era uma aldeia de pescadores. Na Ponte do Moinho, de 1408, também há pinturas semelhantes às da Capela.

ZURICH

Zurich parece que tem um pouquinho de tudo. Modernos prédios empresariais, sólidas instituições financeiras, e também um bairro incrivelmente bonito, conhecido como Alt Statd, ou Cidade Velha. Zurique é, em resumo, uma cidade bonita. Construída às margens do lago Zürichsee, cortada pelo rio Limmat e cercada por montanhas que alternam o verde dos pinheiros com o branco das neves, passear por este cenário é uma delícia para os sentidos.

IMPERDÍVEL
Catedral Grossmünster - a principal da cidade, situada num dos pontos mais nobres de Zurique, e que vale uma visita.
Schweizerisches Landesmuseum – tem a mais completa coleção de história suíça.
Bahnhof-Platz - é a praça central dos tradicionais bondes azuis de Zurique e embarcar num deles é uma excelente opção para fazer um passeio. Como a cidade não é grande, uma hora a bordo de um deles já é suficiente para se ter uma boa ideia de como são os bairros principais. Em frente à Bahnhof-Platz situa-se a estação de trens da cidade.

Quer mais dicas? Onde comer, onde comprar e outros segredinhos? Acompanhe nosso blog que te contamos. Se preferir, entre em contato com a Renata Calil Viagens!

TURQUIA


CAPADÓCIA


Das planícies lunares elevam-se formações rochosas longilíneas que se assemelham a cogumelos, conhecidas como "chaminés-de-fada". Nas encostas terrosas, casas são construídas dentro da rocha, umas depois das outras, criando a ilusão de um gigantesco formigueiro, e, sob o chão, cidades escondidas. As cavernas também abrigam igrejas --centenas delas-- cristãs, muitas das quais guardam afrescos bizantinos. E no céu, balões pontuam o azul limpo nas primeiras horas da manhã. É mais ou menos isso a Capadócia, região bem no centro da Turquia que poderia ser o inacreditável cenário de um filme de ficção científica.

ISTAMBUL

Istambul é o nome dado à antiga Constantinopla, que foi a última capital do Império Romano do Oriente. Em 330, o imperador romano Constantino mudara o antigo nome de Bizâncio para Constantinopla. Após queda de Roma em 476, a parte oriental do império ainda se manteve de pé até 1453, quando os turcos otomanos tomaram a cidade. Mudaram seu nome novamente, chamando-a de Istambul. Foi o fim do que restara do Império Romano.

IMPERDÍVEL
Mesquita Azul - os turcos a chamam de Mesquita do Sultão Ahmet, foi construída em 1609, por ordem de Ahmet I, o 14º sultão otomano. Essa maravilha da arquitetura otomana tem 4 minaretes nos cantos, dois em um pátio ao lado e uma grande abóbada no centro que, com certeza, foi um desafio para o arquiteto que a projetou.  
Basílica de Santa Sofia – do século VI, até 1453 foi considerada a maior igreja cristã. Foi convertida em mesquita após a queda de Constantinopla. Sua cúpula, mosaicos e construção impressionar.
Arkeoloji Müzesi – neste museu situado próximo de Santa Sofia, possui acervo além de cerâmicas, bronzes, estátuas e jóias, diversas urnas funerárias, entre elas a de Alexandre, o Grande.

Quer mais dicas? Onde comer, onde comprar e outros segredinhos? Acompanhe nosso blog que te contamos. Se preferir, entre em contato com a Renata Calil Viagens!


Nenhum comentário:

Postar um comentário